Drops Aptitude 1.0


Olá leitores, vamos à mais um Drops Aptitude.


Agora que já sabemos como procurar um pacote e exibir suas informações já podemos começar a instalar certo? Instalar pacotes com o Aptitude é muito simples:


# aptitude install pacote


O que esse comando faz? Ele vai pesquisar pelo pacote, caso exista ele checa as dependências, aí duas coisas podem acontecer:


1º O pacote já tem todas as dependências satisfeitas.


2º O pacote não tem suas dependências satisfeitas.



Caso a primeira alternativa seja válida ele baixa o pacote e faz a instalação. Mas também existe a possibilidade de o pacote não ter suas dependências satisfeitas, nesse caso o processo é o seguinte:


1º Verificar as dependências do pacote, e verificar se elas têm alguma outra dependência (Aqui o processo é o mesmo para cada dependência).


2º Mostrar ao usuário tudo o que será instalado, as dependências e, caso existam, suas dependências.


O processo é sempre esse, imagine que você tem um sistema Debian básico, apenas o modo texto, e você precisa utilizar, por exemplo, o konqueror para navegar na internet, então quando você pedir para instalar o konqueror o aptitude irá verificar todas as suas dependências, as dependências das dependências e irá instalar tudo para você! É claro que ele irá sugerir alguns pacotes que não são necessariamente dependências, mas são sugestões, pacotes que são comumente utilizados junto com o pacote que você está instalado. É verdade que você não precisa instalar essas sugestões, elas não são obrigatórias, basta utilizar a opção -R ou --without-recommends, assim:


# aptitude -R install wesnoth


Uma opção parecida pode ser utilizada caso você queira instalar todas as recomendações:


# aptitude -r install wesnoth


Ou


# aptitude --with-recommends install wesnoth


É claro que é sempre interessante instalar os pacotes junto com os pacotes recomendados, assim você tem mais funcionalidades no software, mas lembre-se que são apenas recomendações, se você não precisa de funcionalidades extras não as instale.


Mas e se o que você precisa é remover um pacote? Ou mesmo remover o pacote e todas suas configurações?


Nos próximos Drops veremos isso.


Assine o nosso Feed e saiba das nossas atualizações.


InFog.


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus