Curso de Python - Aula 1 - A proposta

Este post foi editado em Dezembro de 2012 e novamente em Dezembro de 2016, praticamente 4 anos, e 8 anos, após a publicação original. Durante este período muita gente se interessou pelo curso e recebi inúmeras mensagens e vi vários compartilhamentos sobre este curso pela internet. Por isso que, agora, após esses 4 anos, e novamente após 8 anos, resolvi, finalmente, fazer uma revisão geral no curso e nos exemplos, para manter tudo mais atualizado e até melhorar trechos mais complexos.

A todos que estão acompanhando o curso e/ou, que acompanharam, meu muito obrigado!

E, bem, vamos ao curso:

Então, você quer aprender uma linguagem de programação nova? Ou está afim de automatizar algumas funções do computador? Programar é divertido e nos permite brincar e aprender muito com nossos computadores. Sim, é possível ensinar o computador a fazer praticamente qualquer coisa no mundo digital e é para isso que serve a programação. E para ensinar um computador a fazer aquilo que você quer, você precisa aprender a falar um idioma que o computador reconhece, e é aí que entram as linguagens de programação e a linguagem Python, que é mais uma dentre as tantas que existem.

E para aprender a programar, que tal uma linguagem simples e poderosa? Que tal uma linguagem que pode começar com simples scripts e se tornar até programas gráficos (GUI) com GTK ou até mesmo sites e aplicações web?

Gostou da ideia? Então você está pronto(a) para começar a aprender Python!

Python

Eu desenvolvo em PHP faz um bom tempo (Desde 2006 ou mesmo um pouco antes) e resolvi aprender um mundo novo e vendo as opções escolhi a linguagem Python. A melhor parte disso tudo é que, enquanto eu aprendo eu vou ensinando o pessoal que se interessar aqui pelo blog.

Aí você pergunta: Mas como será esse curso? Quanto custa? Onde é?

E eu respondo:

  • O curso totalmente on-line, na hora que você quiser.
  • O curso tem 19 aulas, mas pode aumentar, um dia…
  • O curso tem no geral pequenos programas cli (para linha de comando).
  • No final do curso tem também um exemplo para construir uma GUI usando GTK.
  • No final de cada aula é proposto um pequeno exercício. Você pode treinar com os exercícios e, se tiver algum problema mais complexo, pode procurar um grupo de desenvolvedores Python (tem vários, mas a lista Python Brasil é uma das melhores).

E então, você se pergunta mais uma vez: Hum, legal, e o que eu preciso para fazer essas aulas? Alguma licença de software para programar? Alguma mega master blaster máquina parruda?

E eu respondo:

  • Um computador (notebook, netbook, desktop…)
  • O interpretador Python instalado no seu computador, é só baixar lá e instalar. Se você usa Linux ou Mac, já deve ter Python instalado (abra um terminal e digite python –version isso vai mostrar a versão instalada).
  • Conhecimento básico em alguma linguagem de programação (variáveis, estrutura de controle, funções). Se você ainda não tem, pode tentar mesmo assim, pois tentei simplificar as aulas o máximo possível =)
  • Vontade de aprender. E muita. É sério.

E lá vem mais uma pergunta sua: E o que eu (aprendiz) ganho com isso?

E eu respondo:

  • Conhecimentos em programação de computadores.
  • Conhecimento em uma linguagem de programação atual e requisitada no mercado.
  • Horas de diversão. Sério =D
  • Um motivo para impressionar sua namorada(o)/noiva(o)/esposa(o) mostrando seus conhecimentos supimpas em Python. (tipo, meio que… é, nem todo mundo se impressiona)
  • Capacidade de automatizar tarefas no seu dia-a-dia.

E aí? Gostou? Então acompanhe as aulas aqui no blog e divirta-se aprendendo bastante.

Assine o Feed RSS para ficar atento às aulas e vamos programar!

InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus