Sobre as Aulas de Python, a Revista Espírito Livre e o WP Multi Language Changer

Olá pessoal!


Hum, deixa eu adivinhar, vocês devem estar esperando a próxima aula de Python, certo? Ok, eu também percebi que a regularidade das aulas caiu um pouco, afinal de contas já faz 15 dias desde a útima publicação, mas não fiquem tristes! Novas aulas virão, eu só dei uma pausa para descansar um pouco e pensar em uns assuntos interessantes, o PyGTK ainda vai render aulas bem interessantes. Um outro motivo de eu ter parado as aulas é que várias pessoas começaram a fazer os exercícios agora devido à  esta dica no Viva o Linux, obrigado Luiz Vieira! Bem , para fechar esse assunto eu deixo a promessa de que no próximo fim de semana teremos uma nova aula, certo?


Também quero falar para vocês do lançamento da primeira edição da Revista Espírito Livre, um ótimo projeto encabeçado pelo João Fernando, da Iniciativa Espírito Livre, e que conta com colunas e artigos de muita gente que vocês devem conhecer da cena do Software Livre nacional e internacional. E eu tive o prazer de ser convidado para escrever uma coluna para a revista, nesta edição falei sobre a LPI e para a próxima ainda estou pensando, mas já aceito sugestões! Então não perca tempo, baixe agora o seu exemplar, aproveite o fim de domingo para ler muita coisa legal.


Uma outra notícia legal que tenho para vocês é o lançamento do meu primeiro plugin para WordPress, o WP Multi Language Changer, ok, o nome não ficou muito bom, mas dá a ideia do que ele faz =)


Escrever este plugin para o WordPress não foi algo tão complexo de ser feito, a documentação do site do WordPress não é lá tão farta assim e eles mesmo indicam outra página onde você pode encontrar todos os "hooks" e "actions" disponíveis, mas mesmo assim foi uma experiência bem legal. Como eu tinha uma vaga ideia de que o desenvolvimento do plugin não seria algo tão complexo eu decidi aprender a brincar com o tal do Git, o sistema de versionamento do sr. Torvalds. Eu já uso o Subversion há um certo tempo e posso dizer que o Git é um carinha "diferente". Fazer o chackout e os commits da vida foi bem tranquilo, até que o sr PotHix resolveu fazer um fork do plugin e me enviar uma requisição de "pull", ou seja adicionar as alterações dele ao projeto principal. Como foi apenas uma linha eu me tentei a apenas copiar o que ele mudou e pronto. Mas acabei levando uma bronca... "Aprenda a usar", "Faça o merge direito", "Vai ficar copiando e colando código para sempre?" ... E resolvi fazer a coisa do jeito certo, usando esse texto, indicado pelo próprio PotHix, eu consegui fazer o merge e no fim das contas descobri como isso é fácil, aliás, com uns 4 comandos dá para fazer =) Depois eu ensino isso hehe.


No fim das contas foi mais "aventura" aprender a usar o Git do que fazer o plugin em sí.


Bem, vou ficando por aqui, obrigado à todos que estão acompanhando pacientemente as aulas de Python!


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus