Eventos: Conisli 2011 e PHP Conference 2011

Olá, pessoal!

Nas últimas semanas fui a dois eventos bem interessantes: Conisli 2011 e PHP Conference 2011. Vou comentar um pouco sobre a minha experiência em cada um deles e mostrar umas fotos!

Conisli 2011


O Conisli, Congresso Internacional de Software Livre, foi um evento interessante. Ele foi realizado na Fatec de Osasco (um belo espaço, alias). Eu fiz uma palestra sobre o CodeIgniter e como Turbinar suas linhas de código com ele.



No evento pude ver algumas palestras bem interessantes. Uma delas foi a já famosa palestra do Kretcheu sobre como dar uma boa palestra.



Mas a palestra que me pegou totalmente de surpresa foi a do Bruce Momjian, sim ele mesmo, um dos criadores do PostgreSQL! É claro que depois da palestra eu fui lá bater um papo com ele. Aí já aproveitei para registrar o momento. O @Saganium estava lá também:



Uma pena que o evento teve pouquíssimo público. Quer dizer, o próprio Momjian palestrou para umas 10 pessoas apenas! Mas foi um evento legal, deu para conhecer umas coisas interessantes sobre o Drupal, Geoprocessamento e outros.

PHP Conference 2011


Este é um evento que eu ainda não conhecia de perto, mas já tinha ouvido falar. Gostei bastante do conteúdo das palestras, teve muita coisa técnica bem bacana para os mais avançados. O problema desses eventos de linguagens é que as vezes colocam muitas palestras do tipo "Venha para o PHP você também". Mas a ideia é que "se eu estou em um evento de PHP, eu já estou convencido a usar PHP".



Sobre as palestras, teve muita coisa legal. Senti que muita gente está de olho no Symfony e depois de ler um pouco sobre este framework, eu entendi o motivo. Ele trás para o PHP um paradigma bem diferente com relação aos outros frameworks mais "tradicionais" e talvez seja essa novidade que esteja encantando a todos. Não vou entrar em detalhes técnicos e dizer qual é o melhor framework, mas se você já é experiente em outros ambientes, eu sugiro que dê uma olhada no Symfony. Como desenvolvedor CodeIgniter, eu comecei a trazer algumas ideias do mundo Symfony =D E vamos aprendendo uns com os outros para que todos evoluam!

Ops, o texto era sobre a PHP Conference 2011! Então, voltando ao assunto, o evento foi bem legal e consegui ver algumas palestras muito boas, o tema era sempre algo como PHP e MVC, Frameworks, Banco de Dados. Mas por outro lado uma coisa me chamou a atenção, na primeira palestra que vi, de um palestrante italiano, foi feita a pergunta: Quem aqui usa um framework? E acho que nem 10% da galera levantou a mão! Controle de versão então? A galera passa longe, no máximo um SVN e olhe lá... A Comunidade PHP é muito grande e forte, agora precisa também ser mais evoluída no uso de tecnologias mais novas e que realmente ajudam muito no processo de desenvolver softwares.

Mas de qualquer forma o evento foi muito bom e em 2012 estarei lá novamente! Quem sabe até como palestrante hehe.

InFog

Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus