CI Sparks, as faíscas para turbinar seu CodeIgniter

Ola, pessoal!

Eu estava lendo este texto sobre a CICON2011 do Phil Sturgeon, onde além do evento ele fala um pouco sobre o futuro do CodeIgniter.

Bem, aquele lance de Reactor e Core não existe mais, ainda bem, agora o CodeIgniter é uma coisa só. O Core até continua existindo, mas apenas para a EllisLab manter o Expression Engine. Aí você se pergunta se isso é ruim e eu respondo: Não! Isso é ótimo! Com um nome só tudo fica mais simples.

Uma ótima mudança foi a migração do BitBucket para o GitHub. Eu gosto muito do BitBucket e até uso mais do que o GitHub, mas não há como negar que a comunidade está em peso mesmo é no GitHub. E vejam só, a mudança deu super certo, o framework recebeu uma explosão de commits, pull requests, issues e tudo o mais. Fecharam 105 issues em apenas 6 dias! Caramba, isso é demais!

Se você quiser acompanhar o projeto no GitHub, veja a página aqui.

Agora, o que mais me chamou a atenção foi o tal do Sparks. Esse recurso é muito legal pois permite que você use diversas bibliotecas sem ter que coloca-las "dentro" da sua aplicação. Com o Sparks uma estrutura a parte é criada e é possível fazer a instalação dos pacotes via linha de comando, no melhor estilo Aptitude. Dentre as bibliotecas já disponíveis via Sparks está a famosa Doctrine2.



E é claro, o site do Sparks é feito usando o CodeIgniter =D

Para quem está interessado em aprender mais sobre o CodeIgniter, já com o sistema de Sparks, eu estou realizando um curso on-line chamado "Turbine-se com CodeIgniter". No curso você aprende a trabalhar com o CodeIgniter usando as melhores práticas e todas as melhores ferramentas que o framework disponibiliza.



O que você está esperando? Conheça o CodeIgniter e Turbine-se!

InFog

Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus