Simulado do Viva o Linux

Olá pessoal!


Hoje vou dar uma dica e também fazer umas sugestões. A dica é o simulado do site Viva o Linux. Para quem não conhece o Viva o Linux é um site que reúne muitos artigos, dicas, wallpapers, screenshots e outras tantas categorias de material para a galera do pingüim se divertir. Eu mesmo já publiquei alguns textos lá. Enfim o site é um ponto de parada obrigatório para os Gnus que falam português.


O Jogo do Simulado é um "game" em que os usuários do site mandam perguntas e respondem às perguntas dos outros usuários. Eu gosto bastante do simulado e de vez em quando passo por lá para responder umas perguntas. Se você quer testar seus conhecimentos em Gnu/Linux é para lá que deve ir, recomendo muito!




Agora é hora da crítica/sugestão. Acredito que esse sistema tem muitas perguntas sem sentido, creio que é difícil de moderar a enorme quantidade de perguntas existentes no site, mas deve ser possível sim. Uma pergunta que eu topei esses foi essa:


São exemplos de programas dual boot no Linux:


a) Lilo e Grub


b) ...


Bem tinha mais opções, mas a resposta correta era a "a". O problema é que Lilo e Grub são gerenciadores de boot, e não "Programas dual boot"!


Tudo bem, entendo que a pessoa que fez a pergunta fez com a melhor das intenções, mas contribuir por contribuir não vale nada. Quem se dispõe a colocar perguntas no sistema deve saber o que está fazendo e não "achar" que sabe.


E olhem essa:


O que o comando # init 6 faz ?


a) Desliga seu microcomputador


b) Reinicia o microcomputador


c) Inicia um serviço em 6 segundos


d) Inicia um aplicativo em 6 segundos


Opa! Até aqui ótimo (seguindo os padrões, se você alterou seu sistema aí a coisa muda), mas adivinhem... O usuário que enviou a pergunta marcou como correta a resposta A. Creio que ele alterou o sistema dele e achou que a alteração fosse se espalhar pela rede... É claro que nos comentários dessa pergunta já estão reclamando, mas até agora ela continua lá.


<update>Eita, esqueci de escrever que a resposta correta na pergunta acima é a resposta B, por padrão o init 6 é utilizado para reinicar a máquina. (Valeu pelo comentário Guariní).</update>


E não pensem que estou aqui simplesmente para reclamar no negócio. Como eu já disse eu gosto muito desse simulado, volta e meia estou por lá respondendo questões e por isso me disponibilizo para auxiliar a revisar as questões, corrigir as erradas, remover as sem sentido e até mesmo revê-las com seus autores.


Por isso mandei uma mensagem para o Fábio Berbert de Paula, para que ele veja este texto e, quem sabe, resolva fazer a revisão, ou deixar a cargo de algum moderador, ou aceitar a minha ajuda =)


<update>Mais uma atualização aqui, o Fábio Berbert entrou em contato comigo e explicou que o Viva o Linux está passando por diversas mudanças (a mais notável é a do layout né?) e que agora está chegando a vez de atualizar o simulado. Ele também disse que vai sim precisar de ajuda, então assim que a reforma começar ele me avisa =) É isso aí, trabalhando em comunidade teremos muita documentação, software e serviços de qualidade. </update>


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus