Lista Python Brasil – Resumo de Fevereiro de 2010


Olá, pessoal!


E aqui vamos nós para o resumo do que aconteceu na lista Python Brasil em Fevereiro.



Locale e Símbolo da Moeda


O Daniel estava com problemas para definir o locale e, com isso, usar o símbolo da moeda local. Dentre as respostas a que eu achei melhor foi a do Junior Polegato, o modo como ele resolveu foi interessante por não passar o nome do locale e sim deixar o Python decidir de acordo com o sistema:


import locale
locale.getlocale() # (None, None)
locale.localeconv()['currency_symbol'] # ''
locale.setlocale(locale.LC_ALL,'') # Definindo o locale
locale.getlocale() # ('pt_BR', 'UTF8')
locale.localeconv()['currency_symbol'] # 'R$'

Bem interessante, não?



Lançada a Versão 0.3 do GladePy


O Junior Polegato lançou a versão 0.3 do GladePy, uma ferramenta que converte os arquivos gerados pelo Glade em código Python pronto para usar. Vale a pena conhecer o projeto.



Lançado o InVesalius 3.0 beta 1


Foi lançado o InVesalius 3.0 beta 1. O InVesaluis é um software para reconstrução 3d de imagens médicas. Olha o Software Livre chegando a novas áreas.



Vídeos da PyCon 2010


O Christian S. Perone enviou um link com os vídeos da PyCon 2010, em Atlanta, se você, assim como eu, não teve a oportunidade de ir, então assista no conforto da sua casa.



Introdução à Python/C API


O Hugo Lopes escreveu uma introdução à Python/C API, para desenvolver módulos para Python em C, e compartilhou com a lista. Ótima iniciativa, Hugo.



Leitor de RSS em Python


O Luchyanus perguntou sobre a complexidade de fazer um leitor de RSS em Python, ele é deficiente visual e encontrou problemas com algumas opções já existes no mercado. A galera da lista respondeu com ótimas opções de módulos Python para esse fim. O Rafael Sachetto indicou o RSS for Python e a página das libs de RSS na wiki do Python. Além destas libs houve indicações de ferramentas, confere lá na lista.


A lista teve muito mais tópicos e discussões em fevereiro, inclusive assuntos mais relativos ao desenvolvimento para soluções mais específicas. Se você gosta de Python, assine a lista e fique por dentro das comunidade brasileira de Python.


InFog




Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus