A minha linguagem é melhor que a sua!

Olá, pessoal!


Hoje tive um bate papo interessante sobre linguagens de programação e seus defensores. Na verdade a discussão já havia acontecido antes, sem mim, e foi impulsionada por comentários do tipo "Linguagem X é a melhor, o resto é lixo"...


A discussão estava em cima do PHP e do Java, linguagens distintas e, na minha opinião, com públicos diferentes e usos diferentes, na maioria dos casos.



Eu ganho a vida com PHP, a maioria dos projetos que desenvolvemos na CaSoft, são nessa linguagem. É uma linguagem que nos atende bem e já temos uma certa fluência em sua sintaxe. É certo que PHP tem lá seus problemas, mas acredito que não pode ser rotulada como uma linguagem ruim, ou pior. Cada caso é um caso.


Ultimamente estou estudando Java e acho que é uma linguagem onde o que manda é a burocracia, tudo tem que ser timtim por timtim do modo como a linguagem quer. Ou é orientado à objetos, ou não é! Fazer um script simples que teria umas 10 ou 20 linhas em Python ou Shell Script se torna mais complicado com Java que exige mais regras e definições. Mas Java é ruim por causa disso? Eu acho que não, talvez ruim tenha sido a decisão de fazer um script que deveria ser simples e rápido em Java.



Da mesma forma é ruim quando você vê projetos maiores sem nenhuma estrutura, um monte de PHP, HTML e Javascript misturado, embolado, enrolado, bagunçado, desorganizado e muitos outros "ados"... Mas a culpa é das linguagens? Não seria dos programadores? Não seria da pessoa que projetou o sistema daquela forma? Não seria da empresa que tem alta rotatividade de funcionários e cada um faz o que quer no código sem padronizar?


Como eu já disse, usamos PHP na CaSoft. Nos ultimos tempos outra linguagem tem nos tomado tempo: Javascript. Agora tem muita coisa no lado cliente e aquele tal de Ajax está dominando os sistemas Web. Mesmo assim nossa linguagem principal ainda é o PHP, e não é um PHP macarrônico, é algo mais estruturado e organizado. Temos um guia de estilos para desenvolver, e todos devem seguir esse guia. Usamos um framework e seguimos suas regras também, dessa forma a organização do código fica mais natural. É bem melhor pegar um código e se achar nele rapidinho mesmo sem nunca ter tocado em uma linha dele.


Se você quer organizar o seu código mas não quer montar o seu guia de estilos, comece usando algum pronto. Alias, é melhor usar um guia de estilos já conhecido e usado.  Eu sigo algo parecido com o guia de estilos do CodeIgniter.


O que eu quero dizer é que a linguagem que você usa pode ser melhor aproveitada para atividade X ou atividade Y, mas essa decisão é sua. Você não precisa usar um framework e montar diagramas UML para fazer um script que verifica se a sua máquina está conectada à web, e nem vai fazer de qualquer jeito, "sem eira nem beira", um aplicativo comercial cheio de regras e validações.


Pense nisso. Não vale a pena brigar para defender a sua linguagem favorita, ela pode não ser tão útil em alguns casos =) Em vez de bater boca é melhor usar o tempo para aprender uma linguagem nova!


Está dado o recado.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus