O editor de textos Geany!


Olá pessoal!


Hoje vou fazer um pequeno post sobre um editor de textos muito interessante que "conheci" depois de muito ouvir falar e de tanta gente nos comentários das aulas de Python dizendo que o editor era muito legal. O editor em questão é o Geany e, para algumas linguagens, como c/c++, ele pode ser considerado uma IDE.


Para instalar o Geany em distribuições baseadas no Debian, como o Ubuntu basta um:


# aptitude install geany


Bem, o editor vem com muitas opções, mas muitas opções mesmo! Algumas são velhas conhecidas do Gedit e do Kate, como as opções de definir se a identação é feita com espaços ou tabs e padrão de codificação de arquivos.


Mas eu gostei mesmo foi do recurso de "projetos". Ele funciona de forma parecida com as sessões do Kate, mas eu achei bem interessante por que ele separa os arquivos na barra lateral por diretório. Vejam um exemplo:


geany2


Para mim apenas este recurso já valeu a pena, mas na aba "simbolos" tem mais, vejam a foto abaixo:


geany


Nesta foto eu estou com o fonte do GeSpeak aberto.


O reconhecimento da codificação dos arquivos é bem melhor do que no Kate, nada de ver um monte de simbolos "?" por que você escolheu errado a codificação do arquivo, e isso é ótimo para quem tem uns códigos em UTF-8 e ISO-8859-1 espalhados pela máquina =)


Achei meio chatinho o fato de não ter opção para mudar o esquema de cores original dele, neste quesito Gedit e Kate ganharam. Como eu não gostei muito das cores originais eu mudei para as cores do projeto Geany Dark Scheme. Se você também quiser utilizar as cores "dark" basta baixar o pacote no site do projeto e extrai-lo em /usr/share/geany/ (O problema é que isso acaba sobrepondo as cores originais).


O Geany também completou os nomes de funções e classes presentes em outros arquivos abertos no mesmo projeto, ponto pra ele!


Ele também tem opções para pesquisar em todos os arquivos abertos, inserir pedaços de código e cabeçalhos de arquivos, para isso basta configurar as opções de "quem é o desenvolvedor".


Enfim, se você não conhece o Geany eu sugiro que faça um teste de alguns minutos, ele pode até não se tornar o seu editor principal, mas será uma opção interessante.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus