Nos tempos do TuxMasters: Mouse para canhoto no xorg.conf

Olá pessoal!


Hoje eu começo uma série nova chamada "Nos tempos do TuxMasters". O TuxMasters foi o primeiro blog de Linux que eu participei e ele era bem divertido, mas este blog "InFog", acabou se tornando o principal e o TuxMasters morreu =( Dele também participava o sr. Diego Souza e o sr. Shikamaru Sharingan.


Bem, essa série é apenas uns re-posts de coisas que eu postei lá com alguma possível revisão =) Espero que gostem!



Configurando Mouse Canhoto no xorg.conf


Post de Outubro de 2007

De um tempo para cá estou sendo incomodado por dores no pulso direito, e não adianta usar tala ortopédica, almofada no mousepad... nada resolve... Então resolvi começar tudo novo e trocar o mouse para a mão esquerda, a direita ainda dói, mas incomoda menos =)


Bem, mas é bem aqui que começou um probleminha, recentemente passei a utilizar o fluxbox no trabalho, abandonando o Gnome, isso deixou a máquina consideravelmente mais rápida, mas o fluxbox não tem uma interface de configuração onde você pode simplesmente marcar uma caixa dizendo que seu mouse é para canhoto, assim como existe em ambientes mais amistosos como o Gnome e o KDE, então a solução foi configurar isso no xorg.conf.
Lendo o manual do mousedrv:

$ man 4 mousedrv

Eu vi que existe a opção "ButtonMapping" que pode ser utilizada na sessão InputDevice onde o mouse é definido. Essa opção serve para mapear logicamente os botões físicos do mouse, e uma entrada padrão para ela seria essa:

Option "ButtonMapping" "1 2 3"

Essa entrada serve para um mouse com três botões (direito, esquerdo e o click da roda). Mas como entender isso? É bem simples, basta contar os botões do mouse da esquerda para a direita:

O botão esquerdo é o número 1 fisicamente e neste caso logicamente também.
O click da roda do mouse é o botão 2 (física e logicamente).
E o botão direito é o botão 3 (também física e logicamente).

Sabendo isso fica fácil configurar o mouse para ser utilizado por canhotos, basta colocar esta entrada na sessão do mouse no arquivo /etc/X11/xorg.conf:

Option "ButtonMapping" "3 2 1"

Ou seja o botão esquerdo que é o botão físico número 1, mas agora ele é o botão lógico número 3.
O botão 2 (click do mouse) continua sendo ele mesmo.
E o botão físico número 3 que é o botão direito passa a ser o botão lógico número 1.

Como o X trata os botões através de seus valores lógicos essa configuração faz com que o mouse trabalhe no modo "canhoto".
Não é algo tão simples, e pode ser que você precise ver direito como são os botões físicos e lógicos do seu mouse, mas é uma solução que atende pessoas que precisam do mouse com os botões invertidos e que têm preferência por gerenciadores de janelas mais leves como o fluxbox, blackbox, windowmaker, etc.

InFog

Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus