Primeiro Coding Dojo do GCCSD em Santos


Olá, pessoal!


No dia 04/12/2010 realizamos o primeiro Coding Dojo do GCCSD e vou relatar aqui como foi a experiência.


Mas para começar é melhor explicar o que é um Coding Dojo, para isso basta assistir o vídeo abaixo:



Entendeu? Legal né? Então vamos em frente...


Tudo começou há algumas semanas quando o Apu e eu começamos a planejar um Coding Dojo. Nenhum de nós havia participado de algo assim, mas o Apu já trabalha com Pair Programming e outras técnicas para XP (Extreming Programming) então ele foi o guia da brincadeira.


Pois bem, planejamos o Dojo e convidamos umas pessoas, infelizmente a grande maioria acaba não indo, mas sem problemas. O Dojo foi feito por quatro pessoas (Apu, Sigano, Paulo e InFog) em turnos de cinco minutos. Tinha uma platéia de umas quatro pessoas e a coisa andou muito bem. A platéia também deu algumas sugestões no código e o Dojo durou quase 1h30.


Para a primeira experiência escolhemos programar em Python usando testes unitários. Resolvemos o famoso problema Fizz Buzz, que não é complexo, mas deu uma base legal do que pode vir para os próximos Dojos.


O Apu sugeriu que fosse utilizada a IDE PyCharm, que eu achei muito legal pelas facilidades, mas que é uma ferramenta comercial e tem uma versão para 30 dias de uso. Existe também uma licença 'livre' para usar a IDE em projetos livres, mas tem algumas restrições. Enfim, eu fico com o NetBeans, prefiro ferramentas livres, mas que a PyCharm é bem legal, isso é.


Criamos um repositório no GitHub para hospedar os frutos dos Dojos: DojosGCCSD. Aqui está o código FizzBuzz que fizemos: FizzBuzzGCCSD. Sim, ele pode ser melhorado. Não, não sei se faremos melhorias. Sim, a intenção do Dojo é aprender e ensinar e não gerar códigos impecáveis. Tá, se agente atualizar o código eu aviso aqui.


Bem, a ideia do Dojo foi legal e a prática foi melhor ainda. Vamos realizar os Dojos com mais frequência em 2011. Então se você mora em Santos e região, ou se quiser vir participar de um Dojo com agente, é só ficar de olho na lista do GCCSD ou no twitter do pessoal para não perder as datas.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus