Apresentando o GCC SD e os queridos MUWs

Você sabe o que é MUW? Existe uma grande chance de não saber. Não se sabe ao certo quando e onde o termo foi utilizado pela primeira vez, mas sabe-se que ele nasceu no nosso GCC. Hum, outra sigla... Você sabe o que é o GCC? Não, não é o GNU C Compiler =) O GCC é um grupo de usuários de software livre que costuma se reunir em Santos/SP, o nome do grupo é "Grupo de Compartilhamento do Conhecimento Santos Dumont".




Mas, o que o GCC SD faz? Ora essa, faz coisas como se reunir uma vez por mês para trocar idéias sobre o mundo do software livre e ajuda a divulgar o SL promovendo eventos como o FLISOL. Nesses encontros nós discutimos as novidades mundo open source, trocamos conhecimentos sobre os mais diversos softwares, descobrimos coisas novas... Enfim, deve ser como os diversos grupos de usuários Linux que existem, a diferença é que nós não quisemos restringir o grupo apenas para usuários Linux, se você usa BSD, será bem vindo, se usa Mac será bem vindo, se usa Windows será bem vindo também, afinal você precisa ser livre para escolher o seu sistema (vai ter que agüentar piadinhas, mas será bem vindo de qualquer forma hehehe).


E o que são os tais de MUWs? MUWs são os "Malditos Usuários Windows", caso se um só então é um MUW. Se alguém faz cagada, faz MUWzice! Calma usuários Windows, não me xinguem ainda, o termo não serve só para vocês, ele também serve para usuários Linux que ainda carregam alguns hábitos aprendidos com o sistema da janela colorida, coisas como reiniciar por qualquer motivo, querer formatar por que fez caquinha em algum arquivo de configuração (é mais rápido formatar do que aprender a configurar o treco direito, coisa de MUW).



Nós definimos que ser um MUW não é apenas usar Windows, é não querer aprender as coisas. Tudo bem que ninguém precisa ser um super programador que entende tudo de kernel e o caramba, mas se recusar a aprender o básico? Aprender o por que de uma mensagem de erro? Isso sim é MUWzice, e das grandes. É como o cara que sabe usar um editor WYSIWYG para fazer páginas web e não quer nem saber o que significa uma div, ou a colocar atributos CSS "na unha".


Aliás esse mito de "na unha" já passou né? O que tem de mais em se desenvolver uma página usando apenas o bom e velho vim? Ou o Kate? Ou o Gedit? Aiai, hoje tudo é WYSIWYG? Por isso que as pessoas se acomodam e os tais profissionais não sabem nem o que significam simples tags HTML...


Bom pessoal, já desviei demais do assunto e escrevi umas coisas meio perdidas, mas o recado de hoje é "Evite ser um MUW, se não sabe algo pesquise ou entre em fóruns, garanto que existe alguém que sabe e quer ensinar".


Outro recado, se você quiser conhecer o GCC SD basta comentar esse post que eu entro em contato com você e lhe informo sobre as reuniões.


Saudações livres!


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus