Apanhado de Notícias. Microsoft e Yahoo!, Debian e o tempo.


Olá pessoal!


Nesta semana algumas notícias chamaram a minha atenção e merecem alguns comentários, então vamos lá!


Segundo a Folha Online, outras fontes, e Twitts de funcionparios do Yahoo!, a Microsoft e o Yahoo! fecharam uma parceria para publicação de anuncios online. A perceria terá duração de dez anos e as empresas pretendem compartilhar as receitas vindas dessa venture. O sistema de pesquisas do Yahoo! vai passar a utilizar o motor do Bing, da Microsoft. A Microsoft disse que o mercado de publicidade online é dominado por apenas uma empresa (Google) e isso é ruim.


Eu, particularmente, não acho que o motor de buscas do Yahoo! seja ruim, e não conheço o Bing para poder fazer uma comparação (mas vi que algumas visitas à este blog vieram de pesquisas do Bing, cerca de 1%). Agora o fato de a Microsoft dizer que um mercado dominado por apenas uma empresa é algo ruim é no mínimo engraçado, já que eles dominam o mercado de sistemas operacionais para desktop e alguns outros (como suite de escritório) e tiram o máximo de proveito disso impondo os próprios padrões obscuros e dificultando a interoperabilidade.


E o Slashdot trouxe novidades sobre o Debian que agora terá lançamento de novas versões em períodos de dois anos.


O pessoal da lista do GCC-SD discutiu um pouco sobre o assunto.


Eu utilizo o Debian faz uns 3 ou 4 anos e estou até acostumado com os longos períodos de desenvolvimento de uma nova versão. Nos desktops eu nunca fui muito afetado por isso já que utilizo a versão testing, e nos servidores o maior problema que eu tive foi com uma versão do PHP no Debian Etch que não atualizava para o horário de verão, mantendo a sua própria contagem de horas (parecia separado do horário do sistema).


O Debian sempre teve o lema "We release when its ready" ("Nós lançamos quando está pronto") e eu não sei se essa decisão vai alterar a estabilidade do Debian, que é conhecido por ser muito estável, mas certamente já tira um pouco da identidade desta distro.


<atualização>


A galera do MDZLog divulgou um post dizendo que a decisão do Debian foi mal interpretada por outros canais e que o Debian NÃO vão adotar o esquema de lançamento baseado em tempo, mas que eles vão, definir melhor as datas para congelar a versão testing e de lançamento, mais ou menos o que já acontece.


</atualização>


Por hoje é só.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus