Avaliação: Hora da provinha crianças!

Olá povo.


Este post é apenas um pequeno protesto. Sim, um protesto! Como alguns sabem eu estou fazendo um curso de pós graduação, o nome do curso é "Gestão Estratégica de TI".


Os primeiros seis meses de curso foram uma coisa mais gerencial, mais voltado à negócios mesmo. Agora que começamos a segunda parte eu estou vendo que será um pouco mais técnica. Mas vamos direto ao que interessa.


Imagine que você foi escalado para algum projeto onde trabalha e que o projeto é sobre a área de segurança da informação. O pessoal faz algumas reuniões, discute sobre as normas, o que o mercado está fazendo e como está fazendo. Até aí tudo bem, minhas aulas de Segurança da Informação foram mais ou menos assim, vendo uns exemplos bizarros de falhas de segurança em filmes, o caso dos notes roubados da Petrobras, as normas que regulamentam os processos de segurança. As aulas foram bem interessantes e eu aprendi bastante coisa nelas. Foi interessante discutir alguns quesitos de segurança com um professor que não era muito chegado no software livre e em Linux. Enfim, o curso foi bem legal, tudo normal. Mas no último dia o que temos? Sim, isso mesmo caros leitores, uma prova! Uma bela provinha. E eu achando que um curso de pós graduação teria quesitos de avaliação melhores que provinhas. Participei das aulas, levantei tópicos para discussões, posso não ter sido o melhor aluno, ou o que mais questionou, mas com toda certeza não fui o pior! Mas, no fim das contas lá estava a provinha e adivinhem o que foi perguntado? Os números das normas! Quem decora isso? Quem? QUEM? Quando eu não sei algo eu pego um livro ou vejo na internet. Se vou para uma reunião sobre segurança da informação eu levo anotado os números das normas, as datas de publicação e o que mais eu achar necessário, mas decorar? DECORAR? D-E-C-O-R-A-R? É claro que eu não fui tão bem na prova, creio que fiquei com um 7 que é a nota mínima para cada disciplina.


Aplicar provas para crianças para se certificar de que elas aprenderam o que é uma multiplicação ou como se escreve o noma das coisas eu acho válido, também acho válido que você saiba as principais datas comemorativas do seu país, quem foram os herois que podem até mesmo ter dado a vida por algum ideal que tinha.


Mas por que diabos é obrigatório eu saber o número das normas? Imaginem a cena:



Grande coisa né? Vou decorar isso para impressionar os amigos?


Enfim, o que eu quero dizer é que eu acredito que um curso de pós graduação pode ter um sistema de avalização muito melhor que esse. Ainda mais tendo menos de 20 pessoas na sala. A participação durante as aulas deveria servir para alguma coisa não? A bagagem que você trás para a sala e compartilha com os demais não serve de nada? No fim das contas basta pegar os slides, decorar cada caractere e tirar um bonito 10 para colocar na porta de geladeira?


Algum dos leitores ou assinantes do feed faz algum tipo de curso de pós graduação? Como são as avaliações? Vocês estão satisfeitos?


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus