Pino: Cliente para Twitter e Identi.ca


Olá pessoal!


Quem me acompanha pelo Twitter (InFog9) deve ter visto que há pouco eu falei que estava testando o Pino, um cliente para Twitter e Identi.ca, e que eu o estou utilizando em substituição ao Gwibber.



Pois bem, após os meus twitts elogiando o Pino, o sr. Guariní, me desafiou a colocar um tutorial de instalação do tal software aqui no blog, inclusive me dando um tempo para isso! Que coisa heim? Mas topei o desafio e aqui está o post falando sobre o Pino.


O que eu gostei no Pino é o suporte ao Twitter, tem inclusive a função para seguir/não seguir alguém dentro do próprio cliente (Coisa que o Gwibber ainda não tem) e tem também um suporte melhor aos retwitts. O que eu achei estranho foi não ficar um campo para digitar novos twitts sempre aberto, para isso é preciso usar a combinação de teclas 'ctrl + n', mas para mim está tudo bem, já que o meu número de twitts não é muito elevado.


O Pino ainda não está disponível nos repositórios oficiais do do Debian, então as opções são: Utilizar um repositório alternativo ou compilar o programa. Eu optei por utilizar o repositório indicado no site do Pino e para isso fiz o seguinte:


Editei o arquivo /etc/apt/sources.list adicionando a seguinte linha:


deb http://packages.kirya.net/debian/ lenny main contrib non-free


Depois disso atualizei a lista de pacotes do apt:


# aptitude update


E por fim instalei o Pino:


# aptitude install pino


Pronto!


Para os interessados, o Pino é software livre (ao contrário do Echofon - É isso mesmo o Echofon não ganha link) e é licenciado sob a GNU LGPL.


Então é isso, desafio cumprido! Agora eu desafio você, que está lendo este texto, a utilizar o Pino e deixar as suas considerações nos comentários.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus