Instalando o BrOffice.org com corretor ortográfico no Debian/Ubuntu


O BrOffice.org é mais que apenas uma tradução do OpenOffice.org, é um projeto que conta com Corretor Ortográfico em português do Brasil, Zine, dicas e outras coisas interessantes sobre Escritório Livre.


Até a versão 2.2.0 ele ainda era meio independente do projeto OpenOffice, mas a partir da 2.2.1 os projetos uniram forças, e com isso o projeto brasileiro ganho mais reconhecimento internacional, além disso com os projetos andando lado-a-lado temos melhor compactibilidade dos arquivo entre eles e correções e atualizações conjuntas.


Para instalar o BrOffice.org no Debian, Ubuntu e outros Debian-like você precisa baixar os pacotes .deb aqui ou aqui.


Se você ainda não tem o OpenOffice instalado no Debian a tarefa fica mais fácil, mas se você já tem as coisas se complicam um pouco. No Ubuntu é uma bela dor de cabeça remover os pacotes do OpenOffice, você precisa ter uma certa intimidade com o aptitude para fazer isso, isso porque quando você pede para remover um dos pacotes do OpenOffice ele já marca para remoção alguns pacotes importantes para o sistema como o ubuntu-desktop. Eu faço essa remoção usando a interface texto do aptitude, digitando apenas aptitude e procurando pelos pacotes que preciso remover, para mais informações sobre a utilização do aptitude dessa forma veja aqui.


Após a remoção dos pacotes do OpenOffice você pode instalar o BrOffice.org, para isso vá até a pasta onde você baixou o pacote .tar.gz e descompacte-o:


# tar -xvzf *.tar.gz


Ele vai descompactar em uma nova pasta, entre nessa pasta e instale os pacotes:


# dpkg -i *.deb


Aproveite também para instalar a libglitz1, sem ela o BrOffice fica com um visual win98 bem estranho, já com ela ele usa o tema do desktop.


# aptitude install libglitz1


Pronto, BrOffice.org instalado. Infelizmente o BrOffice vem sem o corretor ortográfico, na verdade sem o dicionário em português do Brasil, não sei por que sua equipe não empacota o dicicionário junto com os programas, mas isso não é tão ruim assim, afinal fica a seu critério usar ou não o dicionário, ou mesmo escolher entre versões diferentes deste.



Para instalar o dicionário vá para a página dele no BrOffice.org, ou use este link.
Descompacte esse arquivo onde lhe convier, nele há dois arquivos que nos interessam: pt_BR.aff e pt_BR.dic, esses arquivos devem ser copiados para /opt/broffice.org2.2/share/dict/ooo/. Após copiá-los você precisar editar o arquivo /opt/broffice.org2.2/share/dict/ooo/dictionary.lst. Esse arquivo é uma lista de dicionários que devem ser carregados pelo BrOffice, e seguem essa estrutura:

1º Campo: Tipo de dicionário, aqui usaremos o tipo DICT, que é para correção ortográfica.
2º Campo: Código da Língua, no nosso caso o português, código pt.
3º Campo: Código do País, BR é o nosso código.
4º Campo: Nome dos Arquivos, são os nomes dos arquivos de dicionários, aqui usaremos pt_BR, sem extensão mesmo, é assim que deve ser.

Adicione a nova linha no começo da lista, a nossa linha vai ficar assim:


DICT pt BR pt_BR


Certifique-se de deixar os arquivos pt_BR.aff e pt_BR.dic com permissão de leitura para todos, senão os usuários não terão acesso...


Dicionário instalado, vamos à configuração dentro do BrOffice.org. Abra o Writer e vá no menu Ferramenta->Opções, na janela que se abre vá no menu Configurações de Idioma->Idiomas e selecione Português (Brasil) nas caixas de seleção, use o botão Ok. É necessário reiniciar o BrOffice para que a alteração entre em vigor.


Fazendo isso você terá o excelente BrOffice.org + Correção Ortográfica instalados e prontos para produção.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus