Chrome: O Navegador do Google

Oi!


Nossa, acho que agora eu posso arrumar alguma confusão por aqui, afinal não é todo dia que se pode falar de um novo navegador web.


O Chrome está chegando e promete "abalar geral". Ele é um navegador web que usa o Webkit, uma espécie de "base" para navegadores web. Mas a grande sacada dele está na maquina virtual javascript, a V8.



Essa V8 é uma máquina virtual que "compila" o javascript e faz com que a chamada às funções fique muito mais rápida. Para meros mortais que colocam um ou outro código javascript no browser isso não faz muita diferença, mas para aplicações complexas como o Yahoo Mail ou o Google Docs isso faz muita diferença. O browser não precisa mais ficar interpretando a função a cada vez que ela é chamada, ele simplesmente executa a versão código máquina criada pela V8.


O Google diz que a V8 pode ser utilizada por qualquer browser, basta que os desenvolvedores a suportem.




Um outro grande avanço é que cada aba é independente, ela cria um processo próprio e não fica ligada ao navegador, você pode levar as abas de uma janela do navegador para outro, você pode libertar uma aba, você pode fazer com que uma aba mostre apenas a área renderizada (página) sem abas, menus ou a barra de endereço (gostei disso).


Mais algumas coisas: Super melhorias no suporte a javascript, coleta de lixo melhorada no javascript, melhor organização às pseu-classes do javascript, super super controle ao javascript...


Enfim, nesta história em quadrinhos o Google explica direitinho o que é o tal do Chrome.


Agora é hora de botar umas cartas na mesa. Por que o Google não colocou essas super mega funcionalidades supimpas no Firefox? Teremos mais uma guerra dos browsers como a épica IE x Nescape? O Google quer dominar o mundo? O Firefox vai morrer? O IE vai morrer?


Bem, vou tentar responder algumas dessas perguntas. Ah, e quero lembrar que não sou nenhum tipo de guru do mundo informático ou algo do tipo, só estou dizendo o que acho e que tem base em notícias e discussões que eu ví por aí.


Por que essas funcionalidades não foram incorporadas a algum navegador open source?


Bom, eu creio que isso não causaria o "Ohhh" que está causando, imagine uma notícia como "Google investe no [Firefox|Konqueror|Epiphany]". Isso não causaria muito vento no mundo... Mas a notícia "Google desenvolve seu próprio navegador", essa sim causa um vendaval. Outra coisa que eu tenho que concordar com o que está nos quadrinhos é que é melhor começar algo do zero tendo como base a web atual do que querer melhorar um monte de códigos legados nos navegadores atuais.


Teremos mais uma guerra dos browsers?


Creio que não, a guerra aconteceu principalmente por falta de alguém que botasse (ou tentasse) ordem na casa. E é isso que o W3C vem fazendo há anos. Se o Google seguir direitinho os padrões eu acho que o mercado de browsers só tem a ganhar. Acho que a Mozilla não precisa (ainda) temer o Chrome, acho que quem deve se preocupar mais é a Microsoft, pois conheço muitos usuários Windows e Internet Explorer que são altamente paga-paus do Google.


O Google quer dominar o mundo?


É claro! Eu também quero! Quem não quer?


O Firefox vai morrer?


Não agora, e creio que não por muitos anos ainda. Primeiro o Chrome tem que dar certo, depois discutimos se o Firefox morre ou não.


O IE vai morrer?


Creio que ainda não, mas acho muito mais fácil que usuários de IE o deixem para usar o Chrome do que os usuários de Firefox. Por que? Simples, o Firefox com suas muitas customizações e plugins ainda é muito forte, e geralmente usuários de Firefox o amam (por mais que ele trave e tenha mal comportamento de vez em quando), já usuários do IE (e produtos da MS em geral) vivem falando um monte e nunca estão satisfeitos com o que usam.


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus