Lista Python Brasil - Resumo de Janeiro de 2010


Olá pessoal!


Resolvi começar 2010 com um novo tipo de post aqui no blog, um resumo do que rolou de mais interessante na lista de discussão Python Brasil. Se você se interessa pela linguagem então assine a lista também e faça parte da comunidade Python no Brasil.



Importante: Este trabalho é apenas um resumo as mensagens originais podem ser encontradas na lista Python Brasil, aqui estão os tópicos que eu achei mais interessantes ou que tiveram uma boa discussão. Eu não vou publicar aqui muitos assuntos relacionados a soluções de problemas com Python, para saber dos detalhes você deve acompanhar a lista.


Então vamos aos tópicos que eu julguei mais interessantes durante o mês de janeiro de 2010:



Lançado o Livro Python para Desenvolvedores 2ª Edição


Isso mesmo, o ótimo trabalho do Luiz Eduardo Borges, recebeu um belo de um upgrade e teve a sua segunda edição lançada! Só para comparar, a primeira versão tem 3,3MB e a segunda tem 5,1MB, imagina a quantidade de conteúdo novo! Não perca tempo e garanta já a sua cópia.



Limite de itens dos objetos do tipo list em Python


O Rauklei estava em dúvida sobre o número máximo de itens em um objeto do tipo list, já que em um projeto ele ele vai armazenar cerca de 140.000 itens uma lista. Os problemas imaginados por ele eram de alcançar o limite da lista ou "memory leaks".


O Luciano Ramalho respondeu dizendo que, em seus 11 anos com Python, ainda não esbarrou neste limite e que é mais fácil alcançar, de repente, alguma limitação dos sistemas 32bits. Ele também sugeriu que, de acordo com a necessidade, pode ser melhor utilizar o módulo array ou o NumPy.


Já o Leandro Lameiro disse que tem aplicações rodando 24/7 onde as listas chegam a 10 milhões de itens, strings de 200 a 250 caracteres cada. Ele também lembrou que é importante limpar os itens que não serão mais utilizados.



Manipulação de XML com Python


O Gustavo Cardoso queria saber como poderia manipular um arquivo xml e alterar os valores dos campos dele. O Ronaldo Duarte sugeriu a utilização do xml.dom.minidom que tem funções para parse bem interessantes. Também lhe foram sugeridas as libs ElementTree e LXML. De pois disso o próprio Gustavo procurou algumas referências na WEB e encontrou um exemplo de uso do minidom para fazer exatamente o que ele queria.



Aprenda Python em uma Página


Achei bem interessante o e-mail do Álvaro Justen sobre aprender Python em uma página. Faz sentido.



Site PythOnCampus.org


O pessoal da organização do PythOnCampus se reuniu no dia 20 (um feriado) e montaram o site do projeto em apenas um dia! A ideia do PythOnCampus é bem legal, eu sugiro a visita ao site.



Projeto SIKULI, programação orientada a "screenshots"


Este Projeto SIKULI ainda vai dar o que falar. imagine fazer scripts orientados ao que aparece na tela! Pois esta é a proposta do projeto SIKULI. Achei sensacional! (Tópico levantado na lista pelo Luis Claudio Silva, mas eu já tinha visto pelo Twitter, não lembro quem falou).


Bem isto é apenas um resumo do resumo, a lista é bem movimentada e eu sugiro que, se você gosta de Python, você assine a lista e acompanhe os tópicos. Mês que vem tem mais!


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus