Debian: Corrigindo problema de "dpkg --reconfigure -a"

Olá pessoal!


Hoje vai dar uma dica para quem usa Debian e seus derivados, como o Ubuntu.


debian premium distro


Imagine-se realizando qualquer operação que envolva o sistema de pacotes do Debian, o dpkg, e de repente a energia acaba, o kernel trava, você fecha o terminal, ou qualquer coisa aconteça que interrompa o dpkg. Quando você voltar a usar o dpkg, com apt-get, aptitude, synaptics, etc, ele vai perceber que o dpkg foi interrompido e vai lhe dizer que para voltar a usar o dpkg você precisa executar o "dpkg --reconfigure -a" ou "dpkg-reconfigure -a".


O problema com o reconfigurar todos os pacotes é que é um processo demorado e, acima de tudo, não necessário. Então como corrigir o sistema de pacotes sem executar esse reconfigurador?


O dpkg utiliza o arquivo "/var/log/dpkg.log" para fazer o log de suas ações. E o legal é que o dpkg diz o que vai fazer através deste arquivo. Aí que começa a solução do problema pois basta ver o que o dpkg estava fazendo quando foi interrompido.


Agora é necessário verificar o arquivo "/var/log/dpkg.log". Isso pode ser feito usando um cat:



cat /var/log/dpkg.log

A última linha deste arquivo vai conter o nome do pacote que ficou sem configuração. Vamos dizer que a última linha desse arquivo de log diz que o pacote "menu 2.1.42" não foi completamente instalado. Ele diz isso com uma linha que diz "half-configured menu 2.1.42". Então agora é necessário terminar de instalar este pacote. Para fazer isso vá ao diretório "/var/cache/apt/archives", procure o pacote que não foi instalado e então faça a instalação dele com um dpkg:



dpkg -i pacote.deb

Depois disso já será possível voltar às operações normais com sua interface preferida do dpkg, eu recomendo o aptitude.


Por hoje é só!


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus