GeSpeak Crescendo e Mudanças à Caminho

Hoje dei uma olhada na página do GeSpeak no Google Code e tive a surpresa de saber que a versão 0.1.6 já foi baixada 70 vezes!


Ok, alguns podem até achar pouco, mas ele alcançou esse número em menos de uma semana, enquanto a versão anterior levou mais de dois meses para quase chegar na casa dos 50, isso mesmo, quase chegar!


Sabe, por ser um projeto pessoal e um tipo de software bem específico eu não esperava que ele chegasse a esse número (será que já bate o recorde do Firefox? heheheh).



Recebi até uns relatos de bugs! E acreditem, isso faz a qualidade do software subir bastante, tem coisas que realmente passam despercebidas na hora de desenvolver.


Uma coisa bem chata que percebi é que há pessoas com dificuldades para instalar, principalmente pelo fato de o PHP-GTK não vir instalado na maiorias das distribuições (não conheço alguma que o tenha), e a instalação dele pode ser fácil para mim e para um monte de gente que eu conheço, mas requer o uso do terminal, e a idéia do GeSpeak é não usar a linha! Vários usuários não conseguem fazer essa instalação, aí ficam sem PHP-GTK e sem GeSpeak.


Então, pensando por esse lado estou planejando uma mudança radical, passar para o C++. Com essa mudança vou aproveitar e utilizar as libs do Festival para dar mais opções para os usuários. O Festival não é bem um sintetizador, é um Text-To-Speech, ele, ao contrário do eSpeak, faz a síntese utilizando vozes humanas, o que o torna muito mais "realista". O Problema é que ele não fala português, mas fala inglês e espanhol. O eSpeak vai continuar como padrão, mas a inclusão do Festival pode ajudar mais os estudantes de inglês e espanhol já que "fala" melhor, e isso ajuda no aprendizado da pronúncia.


Então, por essas razões o GeSpeak será reiniciado, creio que só aproveitarei a lógica do código atual. Então não haverá uma versão 0.1.8 ou a 0.1.7 de desenvolvimento, a próxima será a 0.2.0 já em C++ e vou distribuir os binários para facilitar a instalação. É claro que os fontes continuarão disponíveis =) O PHP-GTK é muito legal e agiliza muito o desenvolvimento, mas creio que, no momento, ele é uma barreira para uma maior adoção do GeSpeak.


Alguma opinião a respeito disso? Alguém quer apostar algumas fichas no PHP-GTK? Será que ele alcança o status do PyGTK? Será que vale a pena continuar nele? Quantas dúvidas! Mas acredito que, no momento, o melhor caminho é a migração para o caminho da "compilação".


Então galerinha legal que baixou e usa o GeSpeak, muito obrigado! E aguardem um pouco por que o projeto vai melhorar bastante!


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus