Nos tempos do TuxMasters: Desenvolvimento Web no Linux


Olá pessoal! Este é mais um post dos "Tempos do TuxMasters". Este post é de julho de 2007, mas ele continua bem atual, não acham?



Este é um post para mostrar que o desenvolvedor WEB tem muitas vantagens quando usa o GNU/Linux como sistema opracional em sua máquina de trabalho.
Porque usar uma distribuição GNU/Linux para desenvolver? Bem as vantagens são muitas, temos, por exemplo, ótimos editores de texto que fazem a marcação de código deixand-o muito mais legível. Esse abaixo é o Kate, que vem com o KDE. (Nota: hoje em dia uso o Gnome, mas não largo o Kate)


Há também o Gedit para o Gnome. Para aqueles que preferem o desenvolvimento "O que você vê é o que você tem" há programas como o NVU ou o Amaya que é o editor oficial do W3C, e por falar em W3C, é incrível o tormento que um desenvolvedor WEB passa para desenvolver coisas que seriam relativamente simples graças aos padrões estabelecidos pelo W3C. Você desenvolve seus sites, testa no Firefox, Seamonkey, Konqueror, Opera e tudo sai bem, chega no nosso querido IE as coisas começam a complicar, é muito chato quando você utiliza padrões e o principal browser (por enquanto) não os aceita.


Agora você deve se perguntar: Tá, mas como eu vou testar meus sites no IE usando Linux?. É muito simples, graças ao Wine e ao IEs4Linux você pode ter até três versões do Internet Explorer (6, 5.5 e 5) rodando, aliás, nem mesmo no Windows® você pode fazer isso.


Outra grande vantagem é pode utilizar um servidor WEB como o Apache de uma maneira muito simples, em distribuições como o Debian e o Ubuntu vocÊ pode fazer apenas um aptitude install apache2 e pronto!



Para a edição gráfica há ótimos programas como o Inkscape, o GIMP e o Xara Xtreme.
Para os que utilizam animações em Flash eu recomendo uma olhada aqui.

Fora os programas que eu citei aqui há muitos outros que fazem coisas parecidas ou até melhores, mas estes são basicamente os que eu uso e recomendo.


Até mais =)


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus