SOLID - O Princípio da Responsabilidade Única

O Princípio de Responsabilidade única faz parte do SOLID, um conjunto de princípios que têm como objetivo fazer com que um software seja mais simples de manter e extender com o passar do tempo.

Este princípio diz que um módulo em uma aplicação deve ter apenas uma responsabilidade e a maneira de identificar se um trecho de código tem apenas uma responsabilidade é perguntando quais são os motivos para se alterar tal trecho. Se a resposta contiver mais de um motivo isso é um sinal de que o trecho de código em foco tem mais de uma responsabilidade.

Veja este exemplo em PHP:

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<?php
class Autenticador
{
    private $repositorioUsuarios;

    public function autenticarUsuario(string $email, string $senha): bool
    {
        $usuario = $this->repositorioUsuarios->buscarPorEmail($email);

        if (null == $usuario) {
            return false;
        }

        if (! password_verify($senha, $usuario->getHashSenha())) {
            return false;
        }

        $_SESSION["usuario"] = $usuario;
        $_SESSION["autenticacao"] = true;

        $this->repositorioUsuarios->registrarLogin($usuario);

        return true;
    }
}

Agora vamos analisar este trecho de código. Temos uma classe chamada Autenticador com um método autenticarUsuario(). Tudo parece bastante simples e o método parece ter apenas uma responsabilidade: Autenticar um usuário através de uma combinação de email e senha.

Mas leia atentamente o que o método autenticarUsuario() está fazendo:

  • Verifica se o usuário existe no banco de dados;
  • Verifica se a senha é válida;
  • Cria os dados de sessão;
  • Registra um histórico de login.

Até é possível argumentar de que isso ainda é uma responsabilidade única chamada “autenticar um usuário”, mas quando tentamos fazer a pergunta “Quais são os motivos para se alterar este trecho de código?” teremos mais de uma resposta:

  • Adicionamos um campo ativo no cadastro do usuário e apenas usuários ativos podem se autenticar;
  • Por motivos de segurança o método de verificação da senha foi alterado;
  • Os dados de sessão serão armazenados de uma maneira diferente;
  • O método vai ser usado para autenticar usuários do aplicativo Android onde não há sessão.

Além disso os valores retornados por esse método podem significar diferentes coisas, um retorno false pode significar que o usuário não existe ou que a senha está incorreta. E ainda temos mais um problema neste código: Qual é o motivo para a classe Autenticador saber da existência de um banco de dados através do uso do repositório?

Vamos agora aplicar algumas mudanças no código para que este método tenha apenas a responsabilidade de autenticar um usuário:

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<?php
class Autenticador
{
    public function autenticarUsuario(Usuario $usuario, string $senha): bool
    {
        return password_verify($senha, $usuario->getHashSenha());
    }
}

Conseguimos reduzir o método para apenas uma linha e agora o único motivo para alterarmos seu código é o caso de mudanças na forma como a senha é verificada.

Legal, mas para onde foi o restante do código? Vamos colocar a parte que cria a sessão em uma nova classe responsável apenas por isso:

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<?php
class Sessao
{
    public function iniciarSessao(Usuario $usuario): bool
    {
        $_SESSION["usuario"] = $usuario;
        $_SESSION["autenticacao"] = true;

        return true;
    }

    // ...
}

E por último podemos mover o restante do código para a o cliente que estava usando a classe Autenticador no começo, que pode ser por exemplo um Controller em uma estrutura MVC:

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<?php

use Form; // Apenas um exemplo para gerenciar os dados de formulários
use Redirect; // Exemplo para redirecionar
use Sessao; // A classe que criamos acima
use Autenticador;

class LoginController extends BaseController
{
    private $repositorioUsuarios;
    private $sessao;

    public function actionLogin()
    {
        $form = new Form($_POST);

        $email = $form->pegarValor("usuario", "");
        $senha = $form->pegarValor("senha", "");

        $usuario = $this->repositorioUsuarios->buscarPorEmail($email);

        if (null == $usuario) {
            $this->sessao->adicionarFlash("erro_login", "Usuário ou senha inválidos");
            return new Redirect("/login");
        }

        $autenticador = new Autenticador();

        if (! $autenticador->autenticarUsuario($usuario, $senha)) {
            $this->sessao->adicionarFlash("erro_login", "Usuário ou senha inválidos");
            return new Redirect("/login");
        }

        $this->sessao->iniciarSessao($usuario);
        $this->repositorioUsuarios->registrarLogin($usuario);

        return Redirect("/perfil");
    }
}

Repare que agora o cliente, no caso o Controller, é o responsável por usar os diferentes módulos da aplicação. Como este cliente é um controller de uma aplicação web, ele vai tomar conta de iniciar a sessão e de redirecionar o usuário para a página correta em caso de falha ou de sucesso no login.

Repare também que eu tomei algumas “liberdades poéticas” e não iniciei os objetos $sessao e $repositorioUsuarios.

Ainda podemos exercitar um pouco mais e separar mais as responsabilidades do Controller, mas o controller é o cliente que precisa unificar o uso das demais classes, então neste caso está de bom tamanho.

Agora a classe Autenticador tem apenas uma responsabilidade e pode ser usada em diversos contextos, não apenas em uma aplicação web que conhece o banco de dados.

A classe Sessao também pode ser usada em contextos diferentes e possíveis alterações na forma como uma sessão é gerenciada serão feitas em apenas um local.

Este tipo de exercício nos ajuda a entender melhor o Princípio da Responsabilidade Única e por que ele tão importante para a qualidade do código.

Eu também gravei um vídeo falando sobre SOLID e sobre o Príncípio da Responsabilidade Única. Veja aqui:

Agora você já pode começar a exercitar o primeiro princípio do SOLID em seus projetos.

InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

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