Yahoo! Hack Day 2008! Eu Fui!


Olá pessoal!


Hoje vou escrever um pouco sobre o Open Hack Day promovido pelo Yahoo! em parceria com o Senac São Paulo.


O evento foi o seguinte: Tech Talks (palestras muito boas, inclusive com palestrantes internacionais) e depois 24 horas (tá bom, foram mais) de Hacking usando as APIs dos serviços do Yahoo!


Simples não? Nãããããããoooo!!!


O evento foi muito mais que isso, o ambiente estava muito bom, tinhamos Nintendo Wii, Futebol de Botão, Pinball, mais uns games, puffs roxos para dar aquela relaxada, boa comida, link de 30MB/s com a internet, mesas e cadeiras super confortáveis, comida (muita comida, café da manhã, almoço, jantar e diversos lanches entre eles) e além de tudo tnhamos um monte de geeks fazendo os mais variados hacks. Olha só:



Yahoo! Open Hack Day Brasil 2008

Fomos ao evento o sr. Guariní e eu, chegando lá recebemos nosso "Kit Open Hack Yahoo!", que contém uma camiseta do evento, um bloco de anotações, uma caneta, uma cartela de adesivos, escova e pasta de dentes e a própria bolsa que acomodava tudo isso (tudo personalizado com o tema do evento). Depois disso acomodamos nossas mochilas e novos kits em uma mesa e fomos tomar um café supimpa =) Depois disso vieram as palestras, almoço, palestras e por fim os hacks. Olha aí embaixo a camiseta.



Aula na pós

Vou confessar que fui mais pelas palestras, mas chegando lá o espírito do evento tomou conta de mim e comecei um pequeno hack usando o Yahoo! Social Directory e o Flickr, que pode ser visto aqui, ainda bem crú e sem estar bem integrado com o Flickr.


Mas, por que diabos eu parei esse hack? Vou lhes contar uma historinha de um cara que foi para esse evento e esqueceu a câmera fotográfica em cima da mesa de casa... (pois é, esqueci...). Pois bem, com este esquecimento o sr. Guariní começou a fazer fotos e vídeos do evento usando o a câmera do notebook dele, e depois de um tempo ele deu a idéia de subir as fotos do Cheese (programa que faz fotos usando a webcam) direto para o Flickr! Muito boa a idéia! Com isso comecei a estudar o uma API em Python para o Flickr e depois de algumas horas já estava o nosso hack funcionando =) Todas as fotos do meu Flickr (que aliás eu criei lá no evento mesmo) foram feitas com esse hack. Para ve-las clique aqui.


É uma penas que não conseguimos apresentar o nosso hack, mas a galera do Yahoo! gostou, não é sr. L. Honda e sr. A. Carlos? heheh.


Os Hacks campeões estavam muito bons, com destaque para o "Hack The Environment". Simplesmente sensacional!


Um dos resultados para mim foi querer conhecer melhor o Yahoo!, eu sempre usei o Yahoo! Mail (não gosto do Gmail) mas nunca fui muito fã da pesquisa do Yahoo!, principalmente pela página principal ter muita informação (ela é um portal e não somente uma página de pesquisa), mas agora descobri esta página: br.search.yahoo.com, ela é bem mais simples. Um outro resultado foi ser chamado de Yahoo! Fan Boy pelo sr. Phoenix, poxa "só" por que agora a kotoko (meu note) tem adesivos do Yahoo! e eu estava com a camiseta do Hack Day? hehehe.


Bem, o evento foi muito bom, o Yahoo! Brasil e o Senac estão de parabéns, aguardo ansiosamente pelo próximo!


InFog.


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus