Sobre o Flisol Santos 2009

Acredito que neste ano de 2009 tivemos um dos melhores eventos em Santos. Foram várias pessoas interessadas em Software Livre.


A organização foi de responsabilidade, assim como no ano passado, do GCC-SD, que atualmente é composto por Kretcheu, Guariní e InFog. Tivemos também uma grande ajuda do Fabiano, que é o coordenador dos cursos de informática do Senac.


Durante o evento fizemos a tradicional instalação narrada, e desta vez ela já foi acompanhada por um participante do evento. Também tivemos a palestra "Por que as empresas estão utilizando Software Livre" ministrada pelo Kretcheu e um mini curso de introdução ao Python ministrada por mim.


Foi interessante mostrar algumas ferramentas para análise de rede (tcpdump e wireshark) e também como funciona o iptables. Ah, a história dele é bem interessante... Ele quer aprender sobre segurança de redes e um professor da faculdade lhe disse "Primeiro passo: instale o Linux e aprenda sobre as ferramentas dele".


Foi uma grande festa quando um dos participantes tirou o notebook da mochila e disse "Remove o Windows! Quero usar só GNU!", hehehe.


Meu gravador de cd/dvd e minhas USBs nunca trabalharam tanto, fiz muitas cópias do Debian Lenny, Ubuntu Jaunty Jackalope e também do G:Noblin, que, aliás, nem foi lançado ainda! Pois é, Flisol Santos teve uma novidade que os outros não tiveram! Teve momentos em que meu note tinha 3 pendrives espetados e tendo as isos copiadas para eles e também um cd gravando, ao mesmo tempo! E olha que nem apareceu uma BSOD!


O Kretcheu fez umas filmagens durante o evento, então acredito que em breve teremos um vídeo de retrospectiva.


Bem, o evento foi esse, tivemos muitos interessados em participar do GCC-SD, agora vamos ver quantos realmente participarão.


Obrigado à todos e compareceram e até a próxima!


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus