As Aventuras de InFog na Terra do Fedora, Parte 1

Olá pessoal!


Bem, essa semana eu resolvi pegar uma máquina parada aqui em casa e instalar uma distro que ainda não usei para ampliar um pouco meu campo de atuação no mundo linuxista.




Então resolvi utilizar o Fedora. Mas por que o Fedora? Ele não utiliza pacotes deb, que estou acostumado a trabalhar, mas sim o sistema de pacotes do Red Hat, os pacotes rpm.


Então vamos lá, o primeiro passo foi baixar a iso do DVD do Fedora para i386. Achei um absurdo ter que baixar mais de 3GB! Prefiro baixar um CD, e lá tinha a opção baixar CDs e eu quero acreditar que apenas o 1º CD já basta. Pois então, baixei a iso do DVD e a gravei em um DVD comum, ela tem "apenas" 3GB como eu já disse.


Ok, então preparei a máquina e agora estou aqui fazendo a instalação. Gostei do tal de Anaconda, o instalador dele, é bem legal e "intuitivo" para quem sabe o que quer fazer é claro. Gostei da interface de particionamento do disco e na seleção de pacotes eu escolhi escritório e desenvolvimento, a opção servidor web eu resolvi deixar para fazer na munheca ou via gerenciador de pacotes depois.


Nesta tela de seleção de pacotes quando eu marquei a opção de pacotes extras o istalador morreu! Nada bom, mas fiz um reboot e segui sem utilizar esta opção.


O instalador também pediu a senha de root, mas ainda não pediu para registrar um usuário comum.


[caption id="attachment_122" align="aligncenter" width="300" caption="Instalando Pacotes"]Instalando Pacotes[/caption]

Agora estou aqui olhando para uma tela onde ele mostra o pacote que está sendo instalado, ele acabou de instalar o NetworkManager, passou por umas pacotes do perl e agora está em umas lib-gnome da vida.


O que eu não gostei aqui é que ele não exibe um "tempo estimado", mas tem uma barra de progesso, pelo menos.


Bom a instalação continua correndo... Quando terminar e eu usar um pouco o sistema eu coloco aqui as minhas impressões.


O que será que um usuário Debian (que já foi Slackware por mais de um ano) vai achar deste "sabor" de Gnu/Linux? Aguarde!


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus