Você é Nerd?

A primeira resposta pode ser um grande SIM. Se você começou a ler esse texto é por que se interessa por coisas nerds, e a probabilidade de você estar lendo isso em um computador é muito grande, o que aumenta seu nível nerdístico. Não acredita né? Olha só, você está em um blog nerd, sobre coisas nerds como Linux e Software Livre, e ainda por cima etá lendo esse texto!


Bom, aqueles que acompanham meus raros posts sabem que eu escrevo muito mais sobre Linux, programação e configuração de sistemas, e devem estar se perguntando que texto é esse? Este é apenas um texto para mostrar que existem alguns tipos de nerds.


Mas como um nerd inicia sua "carreira" nerd? Se você desmontava as coisas quando era menor apenas para saber como funcionavam e depois montava novamente, você já pode se considerar um pseudo-nerd? Pois é isso já é o início da vida nerd. Tudo bem que algumas das remontagens não davam certo e alguém te dava uma bronca, mas a experiência valia =)



Os nerds podem ser separados em Grupos, Classes, Espécimes ou outra definição para separar grupos que você conheça. Vou mostrar alguns grupos, nem todos, pois podem existir grupos que eu não conheça! Bem, vamos aos grupos:


Existe o "Nerd Gamer", aquele que vive em busca de novos jogos e não descança enquanto não terminar o God of War 2 no modo Titan, economiza cada centavo para comprar um novo console, não larga os fóruns de discussão sobre games e muitos também curtem a velha guarda, os saudosos 16 bits! Quem precisa de mais que isso para passar um tempo entretido? Super Nes e Mega Driver são venerados e a maioria, senão todos, possui um emulador desses consoles no PC. Em casos mais extremos ele começa a pular em tartarugas para querer vê-las sair do casco, em geral isso não dá certo.


<update>Tá contente Gabriel? Agora está Mega Drive =)</update>


O Nerd Otaku é viciado em mangás e animes. Esse tipo de nerd conhece Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e outros mais populares, quando ele começa a se aprofundar conhece coisas como Hunter x Hunter, Naruto, Bleach, One Piece. Isso é só o começo, em casos mais extremos o nerd pensa que vive no Japão, só ouve música japonesa, só come em restaurante japonês e pode chegar a tentar prender os olhos com uma fita adesiva para ficarem "puxados". (Ok essa de prender os olhos foi um pouco exagerada).


Existe o Nerd Literário, aquele que pega o livro para "ler duas páginas antes de dormir" e acaba perdendo algumas horas de sono. Esse tipo de Nerd já leu O Senhor dos Anéis, Código da Vinci e outros. Está sempre buscando os livros da moda e também alguns clássicos. Não vejo casos de extremismo neste tipo de nerd.


E o nerd Geek? Esse já foi chamado de Computêro, [Primo|Irmão|Tio|Amigo] que manja de computador, Micreiro e algum outro nome que eu esqueci... Creio que a maioria dos que estão lendo isso se encaixem nessa categoria. Sim sim, o Geek ama informática, gosta de desafios, acha que programar e compilar programas é diversão de sábado a noite passa horas lendo manuais e revistas especializadas, faz um blog para falar o que ele faz... Esse tipo de nerd em geral está encaixado em algumas das outras categorias, é difícil você achar, por exemplo, um Otaku que seja Geek, mas um Geek Otaku é mais fácil... Como assim? O Otaku Geek dá mais atenção aos animes e mangás e deixa o lado Geek em segundo plano, ele prefere ler um mangá do que um manual. Já o Geek solta seu lado Otaku apenas nas horas livres, ele raramente troca umas linhas de programação por um mangá ou anime.


Eu posso dizer que estou encaixado em todos os grupos, mas meu lado Gamer é o menos "ativado", ele vive em Stand-By e raramente vê uma tela de game para se divertir.


A maior emoção do meu lado gamer é brincar com essa coisinha aí:


Guitarra Guitar Hero


O lado Otaku já é mais usado, leio mangás e assisto alguma coisa de anime, mas não chego a ouvir músicas ou pensar que sou japa-man.


Mesmo assim tenho uma coleção de mangás consideravelmente grande, claro que ela foi construída ao longo de anos,e não semanas!


Mangás


O lado literário aparece antes de dormir, ele sempre insiste em ler "duas páginas", e eu sempre acredito nas mentiras dele, no momento estou lendo isso:


Livros


Mas também tenho isso (que já li):


Mais Livros


Creio que não preciso falar muito do lado Geek né? Acho que o blog já diz muita coisa. Gosto de programar mas não troco uma noite de sábado com a minha namorada por umas linhas de código. Gosto de desenvolver software/soluções e gosto mais ainda de saber que o que eu fiz está sendo útil para alguém. Bem eu também tenho uma pequena base de pesquisa:


Livros técnicos


Então é isso, estou encaixado em algumas categorias nerdianas.


E você está em alguma delas? Creio que, no mínimo, na Geek muitos que lêem este blog se encaixem =)


Deixe sua opinião nos comentários, e caso conheça alguma nova categoria me avise! Posso até fazer parte mas nem mesmo saber disso!


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus