Help, quero aprender inglês!

Falar um segundo idioma pode ser um desafio muito grande e o seu sucesso vai depender muito da forma como você estuda e assimila o idioma que quer aprender.

Como profissional na área de tecnologia da informação eu me vi em certo ponto obrigado a aprender o idioma para poder me aprofundar mais na área. E pode-se dizer que atualmente isso nem é mais tão necessário assim, já que existe muito conteúdo bom em português e diversas comunidades, principalmente no mundo do software livre, que se dedicam a traduzir os conteúdos em inglês para português.

O problema é que mesmo com tanto conteúdo bom em português as pessoas da área de TI ainda ficam um pouco para trás quando precisam esperar sair as traduções das últimas versões e acaba também perdendo o acesso à diversos conteúdos como palestras disponíveis em sites como o YouTube.

Por isso quero deixar aqui algumas dicas que podem te ajudar na jornada que é aprender um novo idioma.

Em primeiro lugar é importante lembrar que esta é uma jornada sem fim, pois mesmo com anos de prática sempre existe algo novo para se aprender, assim como em nosso idioma nativo descobrimos alguma coisa nova de vez em quando.

Eu acredito que a melhor forma de aprender um idioma é mergulhando em conteúdos que são interessantes para você. Digo isso pois nem sempre um livro didático vai despertar o interesse em aprender mais. Talvez a solução para aquele problema em um programa que está em um site em inglês seja um exemplo que vai fazer com que você queira ler o conteúdo sem ter a barreira do idioma te atrapalhando.

A forma como eu aprendi inglês não foi muito tradicional, pois eu não frequentei uma escola por mais de 2 ou 3 meses, por exemplo. No meu caso o aprendizado foi feito jogando video games, os bons RPGs do Super Nintendo e do PlayStation 1, com muito texto para ler e entender a história que se passa no mundo do game; ouvindo música e querendo entender o que as letras diziam e lendo muito conteúdo em inglês em livros de generos que me interessam e nos manuais das linguagens de programação e frameworks.

Eu também mudei o idioma no meu computador para inglês e sempre busquei manter todos os meus dispositivos em inglês, pois isso me ajuda na imersão.

Após um tempo eu também comecei a ler notícias em portais internacionais e a acompanhar mais pessoas de outros países usando ferramentas como o Twitter. Sim o Twitter pode ser uma ótima ferramenta para aprender um idioma pois você vai ver publicações em inglês constantemente e mais cedo ou mais tarde a leitura dos tweets vai se tornar tão natural que você nem vai mais lembrar que está lendo em outro idioma. No caso do Twitter ainda é possível acompanhar pessoas envolvidas com as suas linguagens de programação e frameworks preferidos, pois no geral esse pessoal está por lá compartilhando ideias e interagindo com a comunidade de usuários.

Mas mesmo com todo essa motivação para ler e entender as pessoas falando inglês eu ainda tinha uma dificuldade enorme em falar e para isso até o momento eu conheço apenas uma solução: Falar. Isso mesmo, falar, falar e falar. Quanto mais você falar em inglês, mais você vai falar em inglês, isso é natural. Por isso procure treinar bastante e nem precisa ter alguém com você sempre, pois é possível ler sites em voz alta, repetir os diálogos daquele filme ou série que você gosta, cantar as músicas que você normalmente apenas ouve e por aí vai, e nem precisa ter a voz afinada.

Encontre as suas motivações para aprender inglês. Isso é fundamental para o aprendizado. No meu caso eu queria mesmo entender a história dos games que eu jogava e também queria saber o que eu estava tentando cantar junto para não falar besteira sem saber.

Uma boa dica é achar pessoas que também estejam aprendendo e tentar fazer um grupo de estudos, pois com a ajuda e o apoio de outros conseguimos manter o foco no objetivo.

Utilizar aplicativos no smartphone também é uma ótima dica. Eu uso bastante o Duolingo e tento manter os dias de ofensiva. Pode até parecer bobeira, mas manter a ofensiva no Duolingo significa estudar o idioma por pelo menos uns 10 a 20 minutos por dia, o que não é pouca coisa e ajuda na disciplina. Eu consegui manter uma ofensiva de 180 dias no Duolingo e isso me ajudou muito no aprendizado de Alemão, pois quando você menos espera as palavras já estão fazendo parte do seu vocabulário.

Mais uma vez, tenha em mente que não existe um fim para o estudo, pois todo dia você vai aprender algo novo, assim como acontece no seu dia e dia com o seu idioma nativo. Você não sabe todas as palavras que existem em português e também não vai saber todas as palavras em inglês, e isso é ok, por isso não se preocupe se não conseguir entender 100% do diálogo em um filme, pois o importante mesmo é entender o contexto e conseguir extrair o sentido a partir daí.

Na minha opinião um novo idioma é quase como um novo mundo para ser explorado, você ganha acesso a uma quantidade imensa de conteúdos que não são traduzidos e abre possibilidades interessantes como trabalhar para empresas internacionais e ganhar mais experiência.

Mantenha o foco, a motivação e disciplina, um novo mundo te espera em cada novo idioma que você aprende.

Bons estudos!

InFog.


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus