Como conseguir suporte Speedy ou Vírtua usando Linux

Hello Folks!


Hoje vou mostrar como conseguir suporte para dois serviços de banda larga muito utilizados na minha região (Baixada Santista). Primeiro eu gostaria de dizer que sou usuário dos dois serviços, acho que os dois são caros mas, infelizmente, não tenho outras opções.


Ahh, antes que eu me esqueça, esse post foi inspirado neste texto do Guariní (Fazzio).


Bem o grande problema com os provedores de banda larga é que eles não dão suporte à usuários que utilizam Linux (creio que nem um outro sistema além do Windows®). Isso mesmo, não adianta querer dar uma gostosão e falar com todas as letras "EU USO LINUX!".



Bem, vamos à solução do problema, a primeira coisa que deve ser feita é mentir, sim, mentir e se sentir inferior dizendo bem baixinho "uso o xp". Aí eles vão "fazer uns testes" e podem te pedir para desligar o computador. Pelamordedeus! Pra que desligar o computador? Não conheço o Windows® para dizer se isso é realmente necessário, mas no Linux faça o seguinte, quando te pediram para desligar basta desconectar o cabo de rede do PC e desligar o modem (eu só desligo o modem). Aí eles podem dizer que estão fazendo mais testes e não sei o quê. Quando pedirem para religar você deve pedir para eles esperarem um pouco, então você recoloca o cabo de rede (ou liga o modem, ou os dois) e reinicia apenas a rede, No Debian isso é feito com o comando:


# /etc/init.d/networking restart


Se você usa o network-manager basta mandar ele desabilitar a conexão, depois mandar reabilitar. Simples né? Nada de desligar o PC, coisa mais esquisita.


Se você cair na besteira de falar que usa Linux eles vão dizer que não prestam suporte, por mais que você tenha certeza que o problema é no serviço e não no seu computador. Caso você diga que usa Linux você ainda pode resolver o problema dizendo que tem o Windows® também, aí basta dizer que está ligando o PC pelo Windows® (Peça para esperarem um pouco na linha).


Outra coisa, se você é espertinho e configurou seu modem para conectar sozinho e fornecer IPs dentro da sua rede doméstica (o famoso modem roteado, apenas com o Speedy isso é possível, com o Vírtua eu não consegui), você também tem que ser esperto para não mencionar esse fato para eles, senão vão dizer "Não prestamos suporte para quem 'roteia' o modem".


Enfim, essa é a guerra enfrentada pelos usuários Linux. O grande problema é que os prestadores de serviço de banda larga nem mesmo tentam resolver o problema, mas nem que fosse com algo do tipo "Desligue o computador e o modem, vamos fazer testes na linha.", os problemas que tive, até hoje, foram todos devidos à problemas com o tal do sinal, quando é um problema interno com um cabo solto ou mal crimpado eu mesmo resolvo, quando ligo para o serviço é porque já fiz testes o suficiente para saber que o problema é externo.


Sabe qual é o resultado disso tudo? O Linux fica mal visto por não ser "suportado" pelos provedores de banda larga, os usuários iniciantes se desiludem e os que estavam pensado em usar se afastam!


Bem, se você é usuário Linux e precisa de suporte pode se preparar para mentir.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus