Livro: Admirável Mundo Novo

Olá!


Para abrir os posts de 2009 resolvi inaugurar uma nova "tag" aqui no blog: Livros.


Os que me conhecem pessoalmente sabem que eu gosto muito de ler, meu guarda-roupas (ainda estou sem uma estante boa para isso) tem uma pequena biblioteca que pode render alguns meses de boas histórias e estórias. Então para começar a falar de livros eu vou falar de um que li há pouco mais de 3 meses: "Admirável Mundo Novo" de "Aldous Huxley".


O fato mais interessante deste livro é que ele é de 1932! Isso mesmo, provavelmente você nem era nascido ainda!


admiravel_mundo_novo_01


O livro trata de um futuro alternativo onde as pessoas são "criadas" em fábricas e desde cedo, cedo mesmo (no útero), já são condicionadas às tarefas que irão exercer. Então os que serão os mecânicos dos aviões-foguetes já são condicionados para que não gostem de terra firme. Nesta sociedade não há divindades, o que existe é o "Grade Ford" (Lembram que foi ele o inventor da linha de produção?), e é até engraçado ver as pessoas falando "Por Ford!", "Ai meu Ford", "Oh grande Ford".


Na sociedade descrita no livro as famílias não existem (todos são fabricados), todo mundo é de todo mundo, não existem relacionamentos, as pessoas são encorajadas a se relacionarem com quantas pessoas quiserem. Não existem conceitos como irmãos, tios, primos e pais, a palavra "mãe" é até mesmo um tipo de tabu.


É claro que dessa nova sociedade existe um "cara diferente" que é o personagem principal Bernard Marx. Bernard é um pouco diferente dos demais (no livro todos são altos e "bonitos") e as pessoas costumam dizer que foi colocado álcool em seu útero artificial. A coisa começa mesmo quando Bernard resolve conhecer uma reserva onde vivem os selvagens, pessoas que não fazem parte do moderno novo mundo e continuam com os hábitos antiquados de antigamente. Nesta reserva Bernard conhece John o filho de uma mulher que já foi da civilização, mas acabou se perdendo em uma viagem à reserva dos selvagens. Bernard enxerga ai uma oportunidade de exibir o selvagem John para a civilização e ganhar mais respeito e admiração.


O livro é realmente muito bom e há partes em que cheguei a pensar "nossa, será que este futuro é tão alternativo assim?".


Ahh, se não me engano eu o comprei por R$ 19,00, é uma versão de qualidade mais baixa, mas foi a única que eu achei, quem sabe mais tarde não compro uma versão melhor para deixar na coleção?


Eu recomendo este livro, acho que é um título indispensável para quem gosta de uma boa leitura.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus