Livro: CodeIgniter Framework PHP


Olá, pessoal.


Já faz um tempinho (uns 5 meses) que estou trabalhando com o Framework para PHP CodeIgniter. A simplicidade e flexibilidade deste framework me conquistaram e eu o adotei como meu framework principal para projetos de todos os tamanhos.


Pois bem, semana passa eu comprei o livro CodeIgniter Framework PHP, da Editora Novatec, escrito por Ademir Cristiano Gabardo. Ainda não li o livro todo, mas já posso falar um pouco sobre o que achei dele.


Para começar, eis a capa da obra:



O livro começa explicando as bases do MVC e como esta estrutura funciona no CodeIgniter. Passa então pela instalação do Apache, PHP e integração com o MySQL.


Depois disso é a hora de conhecer a estrutura do framework, seus diretórios e onde vão os controllers, models e views dos sites/sistemas.


Então são realizadas algumas experimentações para se entender como funcionam as URLs.


A partir daí começa o projeto do livro que é montar uma pequena loja virtual utilizando os recursos que o CodeIgniter fornece.


No final há mais ferramentas do framework e um capítulo para se trabalhar com Ajax.


Eu estou gostando bastante da leitura e por já conhecer relativamente bem o framework estou até encontrando um erro aqui ou ali nos nomes de funções, mas nada que atrapalhe o entendimento do texto pois em geral as funções são usadas várias vezes e o pessoal acaba percebendo que em uma das chamadas o nome estava incorreto. Bem, esta é a primeira edição, nas próximas com certeza o pessoal corrige isso =)


Então é isso, se você quer um atalho para aprender sobre este ótimo framework, este livro pode ser a sua grande ajuda.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus