Microsoft: Google é má! Usa estratégias anti-competitivas!

Oi pessoal.


Sabe aquelas crianças chatas que gostam de aprontar com os amiguinhos e fica toda fula da vida quando alguém faz brincadeira com ela? Pois é pessoal, essa é a gigante do software Microsoft.


Alguém aqui se lembra do finado Netscape (finado sim, o suporte oficial acabou em março deste ano)? Sim, aquele browser que brigou com o Internet Explorer e que acabou perdendo. Pois é, alguém lembra o motivo de o Netscape ter saído por baixo nessa? Eu não estava lá mas sei que a dona Microsoft aproveitou que tinha o monopólio dos sistemas operacionais para desktops e se aproveitou disso para enfiar o IE goela abaixo dos seus usuários. Você compra o Windows 95 e ganha totalmente "de grátis" um navegador web! Legal não? E foi assim que o Netscape perdeu território e o IE virou o vilão que é hoje.




Aí surgiu o Firefox e começou a comer o bolo do mercado de browsers pelas pontas, bem devagarzinho, confiando muito no boca-a-boca, confiando nos seus usuários que fazem propaganda pois, em geral, gostam bastante do navegador, confiando também no usuários insatisfeitos com o IE. O tempo passa e o Firefox já é maioria em alguns lugares, mas o IE continua soberano.


E então a empresa líder em pesquisas na web no mundo todo (menos em alguns países), que tem diversos aplicativos on-line e uma enorme base de usuários resolve entrar na brincadeira. Ele pede uns recursos do Firefox, se inspira em muito do que já existe e vem um motorzão V8 (sacou? sacou? sacou?) para rodar o javascript que ela tanto utiliza.


Aí essa grande empresa de buscas chamada Google pensa o seguinte:


"Caramba, eu tenho trocentas milhões de visualizações em minha página principal por dia... Onde será que eu vou colocar um link para download do meu super browser? Em uma página obscura? Nããã... Vai direto na principal! Muahuauah Muahuahuahhah (Risada do mal que vai aumentando de tom enquanto a câmera se afasta)".


Gente, usar uma posição privilegiada para fazer propaganda (entenda-se impor) seu produto é uma coisa que acontece ué. A Microsoft fez isso com o IE e continua fazendo, o browser já vem no sistema! Agora a dona Google resolveu fazer o mesmo. Até aí tudo bem vai, sou apenas um reles mortal que tem um blog e não pode fazer muita coisa sozinho, então deixa os grandes brigarem lá, eles brigam e eu escrevo.


Mas! MAS! Adivinhem o que aconteceu? A Microsoft quer mover uma ação contra a Google por ação anti-competitiva! hahahahah! É ou não é de dar risada? E não é por nada não, mas no último post eu falei que quem tinha que temer o Chrome era o IE e não o Firefox, então acho que acertei =)


Quer dizer então que a Microsoft pode acabar com um concorrente incluindo um navegador em seu sistema, mas a Google não pode acabar com o IE (Só com o IE, não com a Microsoft) colocando um link para download na página principal? Não entendo...


E que fique registrado que não gosto da atitude de nenhuma das duas, não acho bom impor as coisas. E o Chrome ainda é beta! Parem de falar dele como se fosse versão final (Ainda não usei)!


InFog


Gostou do Blog? Assine o Feed RSS!


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus