A pesquisa Favoritos BR-Linux 2007


Saiu há pouco o resultado da pesquisa Favoritos do BR-Linux, este ano tivemos algumas mudanças bem marcantes que vêm em consequência da forte adoção do Ubuntu por grande parte da comunidade brasileira.


No ano passado o KDE ficou em primeiro com 45% dos votos, mas neste ano o Gnome chegou a incríveis 48%, do jeito que a coisa anda em breve o Gnome responderá por mais da metede dos desktops brasileiros. Efeito Ubuntu? Isso é algo bem "estranho" de ver acontecer pois o Gnome nunca foi tido como o melhor ambiente desktop, o KDE sempre esteve na dianteira por ser de mais fácil de configurar e deixar "com a sua cara". Mas em breve teremos o lançamento do esperado KDE 4, que vêm com muitas novidades, inclusive com bonitos efeitos sem a utilização do compiz. Será que o lançamento deste KDE fará a mesa virar de novo? Apenas o tempo e a pesquisa 2008 do BR-Linux nos dirão.


O MySQL se manteve na dianteira nos sistemas gerenciadores de bancos de dados, subindo 1% com relação ao ano passado, ficando assim com 58% dos votos.


Outro que manteve a dianteira, não com tanta folga quanto o MySQL, foi o Eclipse na categoria Programa para Desenvolvimento, ele alcançou 34% da preferência subindo 4% com relação a 2006.


O poderoso Firefox continuou com seus folgados 84% e o Thunderbird perdeu 1%, mas continua com mais da metade dos votos, ou seja a Mozilla continua no topo.



Um tópico que deve ser considerado é sobre o Gaim -> Pidgin, ano passado o Gaim tinha a liderança com 42%, mas neste ano o campeão foi o Pidgin com 34%. Será que os votos deste ano para o Gaim deveriam ir para o Pidgin, já que é o mesmo software, o mesmo projeto, mas com outro nome? Eu acho que sim, mas acho que os votos não foam computados dessa forma, já que a lista mostra o Pidgin seguido por Ams, Kopete e Gaim.


O MPlayer também continua na frente, mas caiu um pouco. Será outro efeito Ubuntu?


Outro que não perde a majestade tão cedo é o Gimp, com quase 90% de preferência esse é um software que expressa muito do poder do software livre. Quem sabe o Gimp caia se o Ubuntu passar a trazer o Krita como padrão?


Um queda que não podemos deixar de notar é a do XMMS, que em 2006 obteve 39% dos votos e neste ano perdeu a dianteira para o versátil Amarok (34%). Uma coisa interessante que vejoé que o Amarok está na dianteira em um "mundo" dominado pelo Gnome, acho que este ambiente desktop merece aplicativos tão interessantes quanto o Amarok.


O OpenOffice continua na frente com 58%, isso mostra que este conjunto de aplicativos tem uma força muito grande nos desktops livres, mas ainda não tem presença tão esmagadora quanto o Firefox ou o Gimp. Se bem que, eu acho, se somarmos os votos do BrOffice poderemos chegar a um número próximo a 80%. Poderiamos então considerar os votos dos dois como um voto único? É talvez não, os projetos têm lá suas direfenças, mas a "alma" é a mesma.


O que explica o efeito Ubuntu é o próprio Ubuntu, com um salto de 37% em 2006 para 51% em 2007, ele conseguiu fazer alguns pegarem carona no sucesso. O Ubuntu está aí, e é uma realizade muito boa pois está tirando um pouco medo que as pessoas tem "daquele sistema de hackers".


Nos servidores o Debian continua reinando, mas não chega muito próximo da metade nos votos, mesmo assim tem uma parcela considerável. Neste mercado o que manda é a segurança e a estabilidade, acho que é por isso que o Ubuntu não alcançou o Debian aqui, com seus pacotes novinhos em folha o Ubuntu ainda não passa muita confiança para os administradores. Não acho que por utilizar o Ubuntu em um servidor os dados ficarão mais vulneráveis, mas a imagem do Debian neste ramo é muito boa e tem solidez.


O Guia Foca Linux deu um salto de 10% passando para 26% na categoria livro sobre Linux, muito merecido esse salto, conheço muita gente que diz: "Comecei lendo o Foca Linux".


Carlos Morimoto continua sendo a "cara" da comunidade Linux brasileira, e Richard Stallman roubou a cena internacionalnesse ano, passando por cima do Linus que foi o campeão no ano passado.


Essa é a cena do software livre brasileiro neste ano, o Ubuntu vem alavancando o Linux nas mais diversas áreas e com ele sobe a popularidade de alguns softwares quenão tinham tento brilho há um certo tempo. O BR-Linux faz um ótimo trabalho ao contar com sua imensa popularidade para realizar este tipo de pesquisa, que eu tenho certeza que irá guiar muitos profissionais, comunidades, desenvolvedores e usuários.


InFog


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus