Não desista dos seus testes

É um novo dia e você está prestes a começar um novo projeto. Não é um projeto público, ou de código aberto. É um projeto privado, para a empresa onde você trabalha.

Você senta com o seu time e todos estão empolgados com a possibilidade usar novas tecnologias e brincar com as ferramentas que todos estão comentando em eventos, blogs, redes sociais e tudo o mais.

E outra coisa importante: todos no time concordam que definitivamente o projeto precisa de testes automatizados. Vocês devem começar aos poucos, com alguns testes unitários, talvez alguns testes de comportamento com o Behat e por aí vai.

Conforme o tempo passa as pessoas começam a não mais prestar atenção aos testes. São apenas um ou dois métodos não testados, ou classes, ou pacotes… Você sabe, é apenas para uma funcionalidade que precisamos entregar o quanto antes, ou é apenas por conta de este trecho ser complicado de testar por precisar de muitas dependências, ou este outro que é tao simples que nem precisa de testes. As razões não importam, o problema é que aos poucos o time vai deixando os testes para trás e quando alguém tenta executá-los vai ter como resultado alguns erros, ou muitos erros e então os testes se tornarão, de verdade, código inútil, pois ninguém quer corrigí-los e ninguém tem coragem de apagá-los.

Sem testes o projeto começa a ficar mais complicado de manter. Pequenas alterações podem explodir erros em locais não esperados e a motivação do time começa a cair até que em um certo ponto todos voltam a esperar o próximo projeto para, desta vez, fazer a coisa certa.

Eu sei que as vezes é complicado manter os testes rodando e úteis, mas acredite em mim, bons testes vão trazer boas recompensas. Bons testes vão evitar de mandar bugs para produção.

Bons testes também podem ajudar os novatos no projeto, pois eles podem ler código e testes para entender melhor um determinado comportamento e, é claro, os testes vão avisar se algo estiver errado, o que é bastante comum quando dando os primeiros passos em um projeto :)

Minha mensagem aqui é: Não desista dos seus testes. Por favor! Testes vão ajudar a manter o projeto saudável, manter o seu time sem medo de alterações e, no geral, manter os desenvolvedores contentes (ou pelo menos, não tristes e com medo).


Evaldo Junior

Desenvolvedor web, palestrante, escritor e usuário e contribuidor do Software Livre.

comments powered by Disqus