Curso de Python - Aula 12 - Manipulando Arquivos
Olá alunos!
Hoje vamos tratar sobre a manipulação básica de arquivos. Vamos aprender a abrir um arquivo, gravar informações nele e também à ler informações dele.
Primeiro vamos ver como adicionar algum texto à um arquivo:
É bem simples, não? Na linha 3 é aberto o arquivo “/tmp/lista.txt” em modo de gravação, caso o arquivo não exista ele será criado. Na quarta linha é definida a variável “texto” que, na linha 11, é incluída ao arquivo “/tmp/lista.txt”, que corresponde à variável “arq”. Na linha 12 o arquivo é fechado e então o programa termina. Aqui eu fiz um cat no arquivo e ele apareceu com as informações que estavam na variável “texto”.
Pessoal, entendam que esta é uma das maneiras mais simples de guardar informações, todos os programas que fizemos até agora perdem as informações assim que terminados.
Também é possível escrever em arquivos usando listas no lugar de variáveis apenas em texto:
Isto vai gerar o mesmo arquivo que o exemplo anterior, a diferença é que deu mais trabalho, mas dependendo da situação este modo pode ser melhor.
Certo, agora que já sabemos como adicionar informações vamos aprender a ler informações:
A função read() lê o arquivo todo de uma vez para uma variável. Isso pode ser legal em casos como este, em que eu quero apenas exibir a variável. Mas vejam este outro exemplo:
A função readlines() retorna cada linha do arquivo como um elemento de uma lista. Tudo o que já sabemos sobre a manipulação de listas pode ser usado aqui =)
Lição de Casa
Usando apenas os modos de abertura de arquivos mostrados nesta aula (‘w’ e ‘r’) faça o seguinte:
- Grave esta lista em um arquivo (Copie para o seu código para isso):
- Gol
- Uno
- Palio
- EcoSport
- Clio
- Strada
- Golf
- Inverta a ordem da lista e grave em um segundo arquivo.
- Ordene a lista alfabeticamente em um terceiro arquivo.
- Com a lista organizada faça a sua numeração em um quarto arquivo, assim:
- 1 - Clio
- 2 - EcoSport…
Bons estudos.