Google Dart: Acerte no alvo!
Olá, pessoal!Há uns dias o Google lançou a "Dart", uma nova linguagem de programação cujo alvo são os navegadores.
Aí você se pergunta: Poxa, mais uma linguagem? Sério?
Pois é, é sério. A ideia por trás da Dart é resolver os "problemas" do JavaScript. Ou, pelo menos, o que os engenheiros da Dart julgam ser os problemas do JavaScript.
O interessante é que o JavaScript é a única opção nos navegadores hoje em dia. Se você quer fazer algo para manipular o DOM, fazer efeitos com o Canvas, do HTML5, e brincar com Ajax, então a sua única escolha é o JavaScript. Tudo bem que existem opções como o CoffeeScript, mas pelo que entendi, o Dart vai estar disponível como uma opção real, e não uma opção para simplificar a escrita de JavaScript usando outra linguagem e então ter seu código traduzido.
Dart vem com uns conceitos estilo "olha, já vi isso antes". Olha esse pedaço de código Java:
interface Autenticavel {
String senha = "";
}
class Pessoa {
String nome = "";
int idade = 0;
void setIdade(int idade) {
this.idade = idade;
}
int getIdade() {
return this.idade;
}
}
class Usuario extends Pessoa implements Autenticavel {
String ultimo_login = "";
}
E aí? Familiar? ISSO É DART!!! Pois é, baita sensação de déjà vu.
Um detalhe importante: Na Dart a tipificação é opcional. Você pode definir tipos, ou não. A ideia é que você pode escrever protótipos rapidamente e, conforme a aplicação cresce, você pode definir os tipos para evitar problemas e saber que valores podem ser atribuídos à uma variável ou saber que valores esperar de uma função/método.
Dart é estruturada e trabalha com classes. Acho que isso é um recado para o JavaScript, que ão tem classes, apenas objetos.
Eu, particularmente, acho JavaScript uma linguagem fantástica. Um pouco mal compreendida, não é @saganium? Mas mesmo assim uma ótima linguagem, quando você começa a conheça-la melhor.
Bem, se você se interessou pela Dart, visite o site oficial. Lá tem os tutoriais e referências da linguagem.